A SCIVEN comercializa, explora e desenvolve soluções de geração e fornecimento de energia a consumidores intensivos. Saiba mais sobre a SCIVEN. SCIVEN
sciven logo

Cogeração

Com a cogeração da SCIVEN pode diminuir a fatura elétrica enquanto produz calor!

Sistema modular de cogeração

Diminua a fatura elétrica enquanto produz calor!

O sistema de cogeração Sciven é desenvolvido e adaptado às necessidades de cada cliente. Estes equipamentos permitem aproveitar uma fonte de calor para alimentar o ciclo orgânico de Rankine produzindo calor útil para as necessidades do cliente e através da turbina gerar eletricidade. Com este sistema a eficiência energética da instalação aumenta e permite ao consumidor obter beneficios económicos e também ambientais.

Render SCIVEN CHP v1.0

Sistema Integrado - Caldeira + CHP

Aplicado virtualmente a qualquer caldeira

Com a instalação de um sistema SCIVEN CHP, enquanto aquece água, tem a oportunidade para produzir energia elétrica, para autoconsumo.

  • O módulo de cogeração Sciven pode ser virtualmente aplicado a qualquer outra caldeira, independentemente do combustivel.
  • Até 20% de poupanças em energia eléctrica, acumuláveis com as poupanças associadas à biomassa.
  • Tecnologia proprietária, em fase final de desenvolvimento, com a colaboração da Universidade de Coimbra.
  • Sistema de cogeração modular, com integração plug-&-play nas caldeiras Smart Heating Technology*.
  • SCIVEN ICS

    Outras Aplicações

    O módulo de cogeração pode ser também aplicado a outras fontes de calor:

  • Recuperação de calor residual - Aproveitamento do calor excedente de processos industriais
  • Geotérmica - Exploração das águas quentes geotérmicas para produção de energia elétrica
  • Solar - Utilização da energia solar como fonte quente na produção de energia elétrica
  • Cogeração

    Processo de produção e utilização combinada de calor e electricidade.

    A produção de energia elétrica a partir de um do processo de combustão de um combustível tem uma eficiência de 40-45%. Rejeitando a maior parte da energia para o meio ambiente. Este valor é uma limitação física que é independente do tipo de combustível ou tipo de máquina (motor combustão interna, turbina a gás ou máquinas de combustão externa).

    Como no setor industrial, serviços ou residencial é necessário calor (vapor ou água quente), a Co-geração é uma tecnologia que permite gerar energia elétrica e simultaneamente, satisfazer as necessidades de calor do cliente aumentando a eficiência do processo até 90%.

    Tecnologia

    Ciclo orgânico de Rankine.

    Como a temperatura da água quente, para produzir energia elétrica, é baixa 90-100 ºC, o processo de produção de energia elétrica é baseado no ciclo de Rankine que utiliza um fluido orgânico para fluido de trabalho. O ciclo de Rankine é constituído basicamente em quatro componentes (1) Bomba para circulação e elevação da pressão do fluido de trabalho, (2) Permutador de calor (evaporador) para transferir calor para o fluido de trabalho e evaporar o fluido, (3) Turbina-Gerador sistema para conversão de energia interna em trabalho mecânico e posteriormente em energia elétrica, (4) Permutador de calor (condensador) para retirar calor ao fluido de trabalho, até este condensar.

    Contactos

    IPN Incubadora

    Rua Pedro Nunes, 3030-199

    Coimbra, Portugal

    +351 239 700 368

    LOGO
    pt2020